+55 11.99331-9960
Le Chef
Le Chef
Le Chef
Le Chef
Notícias > Le Chef Chez Toi
NOTÍCIAS



Não é difícil encontrar chefs que fizeram do hobby de cozinhar sua profissão. Otávio Fagundes desde pequeno cozinhava com o pai aos finais de semana, mas depois acabou estudando e trabalhando com publicidade. Até que um dia resolveu resgatar o que realmente gostava de fazer e voltou às panelas, mas não profissionalmente. Mais tarde, em uma viagem de férias na Argentina, contratou o serviço de um chef em domicílio e, ao observá-lo trabalhando, decidiu que isso era o que queria fazer. Voltou ao Brasil, pediu ao amigo Renato Carioni para estagiar em seu restaurante, o badalado Cosí, estudou gastronomia e passou ainda um tempo na Argentina e na Europa, trabalhando em cozinhas de restaurantes estrelados da França, Itália e Espanha. Quando retornou de vez, tinha bagagem suficiente para abrir um "senhor restaurante", mas preferiu seguir com sua ideia inicial e lançou a Le Chef Chez Toi (www.lechefcheztoi.com.br), que literalmente leva o chef para dentro de qualquer cozinha, da sua cozinha! Hoje, Otávio se sente realizado por passar a maioria das noites em casa... de clientes, preparando jantares para recepções de amigos ou ensinando os anfitriões mais ousados a serem chef por um dia.

1.Otávio, por que você ama seu trabalho?

Porque cozinhar vai além da comida, da receita ou do prato, representa a energia que você coloca no trabalho, procurando sempre fazer o melhor, para que as pessoas sintam, ao degustar, o mesmo prazer que você teve durante aquele preparo. Na maioria das confraternizações, a comida está presente, como um símbolo de amor, carinho, amizade, simbolizando um ambiente alegre, de comemoração. Trabalhar nesse ambiente e ainda poder proporcioná-lo a outras pessoas me encanta e me motiva a melhorar a cada dia.

2.Como a gastronomia deixou de ser um hobby e se tornou uma profissão?

Durante uma viagem a Bariloche, na Argentina, em que ficamos hospedados em uma casa alugada, por estarmos eu, minha esposa, meu filho e um casal de amigos que têm três filhas gêmeas – ou seja, nada de jantares fora –, descobrimos um famoso cozinheiro da cidade, Richard Oyarzum, que fazia o serviço de chef em domicílio. Contratá-lo para um jantar foi uma experiência tão sensacional que repetimos algumas vezes durante as férias, e eu acabei tendo um contato maior com ele, porque sempre acompanhava seus preparos, e aquilo tudo me encantou. Ficamos amigos e meses depois convidamos Richard a vir ao Brasil passar uns dias conosco e, assim que meus amigos souberam que ele estava aqui, acabaram contratando seus serviços; e foi um sucesso! Tanto que quando ele voltou para a Argentina ficou um buraco, e percebi então que ali estava um bom negócio, que ainda me faria feliz. No mesmo dia liguei para um amigo, o chef Renato Carioni, e pedi um estágio no Cosí, para ver se aquilo tudo me agradava realmente. Adorei e depois de um tempo fui morar em Bariloche para trabalhar justamente com o chef Richard, e lá aprendi tudo sobre o serviço de chef em casa: logística, estrutura, cronograma, compras etc. De volta ao Brasil, continuei trabalhando no Cosí e fiz uma faculdade de gastronomia e alguns outros cursos, mas sentia que precisava de mais. Resolvi, então, ampliar meus conhecimentos na Itália, onde fiz uma espécie de pós-graduação no ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners) e trabalhei no Devero Ristorante, em Milão, do chef Enrico Bartolini, que tem uma estrela no Guia Michelin. Depois surgiu uma oportunidade de trabalho no francês Chateau Germigney, com o Grand Chef de Relais & Chateaux Pierre Basso Moro, e ainda, em seguida, trabalhei no Restaurante Martin Berasategui, em San Sebastian, Espanha, um três estrelas no Guia Michelin. Depois de tudo isso, ao voltar ao Brasil em definitivo, percebi que estava preparado para de fato assumir uma carreira na gastronomia e finalmente coloquei em funcionamento a Le Chef Chez Toi, que desde a visita do chef Richard estava sendo projetada.

3.Qual o objetivo da Le Chef Chez Toi?

Organizar encontros gastronômicos mais intimistas e sofisticados para pequenos grupos, levando uma cozinha contemporânea de alta qualidade à casa das pessoas.

4.Na prática, como funciona o seu trabalho?

Na Le Chef Chez Toi, temos três produtos principais: Chef em casa – é basicamente a contratação de um profissional especializado para oferecer jantares diferenciados a pequenos grupos. Para isso, todas as etapas são cuidadosamente preparadas. O chef vai à sua casa ou ao local onde acontecerá o encontro, faz uma entrevista e colhe todas as informações sobre o evento: número e perfil dos convidados, estrutura da cozinha, equipamentos, utensílios, restrições alimentares, tema e propósito do jantar, nível de formalidade e outros detalhes importantes. Com todos esses dados, apresentamos uma sugestão de cardápio e a descrição da estrutura e serviços que serão prestados, sendo que o chef fica responsável pelas compras, preparação e produção dos pratos, serviço e até sugestão de harmonização dos vinhos com o cardápio. Portanto, depois de contratar o chef em casa, é só se sentar e desfrutar! Chef a bordo – o serviço oferecido é quase igual ao do Chef em casa, mas realizado em lanchas, barcos e outras embarcações, contanto que ofereçam estrutura de cozinha. Nesses casos, o cardápio oferecido é geralmente leve, com a preocupação de manter o bem-estar dos convidados durante toda a refeição. Personal chef – é a chance para aqueles que têm vontade de executar um cardápio com opções próprias, mas precisam de uma orientação. O chef faz todo o atendimento individualizado, compartilhando suas técnicas para a elaboração das mais variadas receita, e acompanha desde compra dos ingredientes, com indicações para que os alimentos selecionados atendam às exigências de qualidade e frescor, até o preparo dos pratos escolhidos, decifrando cada detalhe, com especial atenção aos condimentos e temperos.

5.E a partir daqui, quais são seus próximos passos?

Pretendo continuar prestando um serviço de excelência, buscando sempre levar novidades e as tendências das principais cozinhas do mundo para dentro da casa das pessoas. Entre projetos futuros, um que em breve estará no ar é o desenvolvimento de uma linha de produtos Le Chef. Tenho ainda outros planos, mas por enquanto fica o suspense... E a certeza de que coisas muito boas virão para 2013, resultantes do tempo em que vivi na Itália, França e Espanha e do conhecimento acumulado com os grandes chefs com quem trabalhei.


Multlinks - Criação de sites e links patrocinados
Telefone:+55 11.99331-9960
lechef@lechefcheztoi.com.br
Le Chef Chez Toi - O Cozinheiro Chef Internacional Na Sua Casa!